-
Arquitetos: Carlos Castanheira
- Área: 12500 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. O local absorve a ampla vista sobre a curva do Freixo do rio Douro. Literalmente um miradouro As vistas estendem-se muito para além da surpreendente, imediata e cativante imagem do rio e casario. Ampliam-se sobre e por montes e serras. Sobre uma plataforma de suave pendente erguem-se dois edifícios. A sul e na frente para o rio Douro, o edifício com quatro pisos e tipologias maiores. A norte, implantado na cota superior, o edifício com sete pisos e tipologias mais diferenciadas. O estudo procurou que todas as habitações absorvam a paisagem, gozem de uma exposição solar privilegiada e equitativa a todos os apartamentos.
Os espaços comuns dos apartamentos abrem-se a sul e permitem uma vivência exterior usufruindo de grandes varandas e em alguns casos de amplos terraços. Exterior e interior interagem por meio de fachadas envidraçadas, mas com sombreamentos controlados de modo a garantir conforto e baixos consumos de energia na climatização dos ambientes interiores. Desde a plataforma exterior – subdividida em duas cotas e ajustando-se às pendentes – desenvolvem-se os acessos aos dois edifícios e aos quatro grupos de acessos verticais. Este espaço exterior comum e parcialmente ajardinado permite a circulação entre edifícios, a permanência de todos os habitantes – crianças e adultos – em segurança, assim como o acesso às áreas comuns ao Condomínio.
Aproveitando o desnível natural e o conceito de implantação dos edifícios, sobre o edifício de maior altura organizaram-se os espaços de usos comum a todos os habitantes. A necessária Sala de Condomínio, que se pretende que tenha outros usos para além da formalidade das atividades regulares dos condóminos. Aniversários, pequenas festas e atividades lúdicas poderão ter lugar gozando da segurança do Condomínio permitirá. Um ginásio permitirá a todos poderem usufruir de atividades desportivas e de manutenção que poderão ser alargadas ao exterior.
As tipologias variam entre o T2 e o T4. Amplos espaços de Sala interligadas com Cozinha e Lavandaria contrastam com a privacidade da área mais recatada de Quartos e Banho. Localizado junto do Hall de entrada um sanitário permitirá o uso a visitantes garantindo privacidades. Em duas caves estão organizados os lugares de estacionamento e arrumos necessários a todos os apartamentos. Áreas técnicas e espaços de usos comuns completam os dois pisos em cave. Nas coberturas – devidamente isoladas da visão de qualquer apartamento – estão instalados todos os equipamentos de climatização, exaustão assim como os painéis solares que permitirão, de modo responsável e ecológico, o aquecimento de águas sanitárias a todos. A estrutura é em betão.
Os planos de paredes exteriores são em reboco sobre isolamento térmico-acústico, que conjuntamente com o isolamento a instalar pelo interior, garantem um elevado isolamento térmico e eficiência energética. As caixilharias são em alumínio de corte-térmico e vidro duplo de elevado coeficiente térmico e acústico. As guardas das varandas e terraços são em muros de betão revestidos e reboco térmico e guardas em aço inox de modo a permitir transparência e gozo sobre a paisagem desde os interiores dos apartamentos. Os espaços comuns – entradas, halls e escadas – são revestidos a pedra e madeira.
Os interiores são caraterizados por pavimentos em madeira em todos os pisos, com exceção das áreas de Cozinha, Lavandaria e Banhos onde a pedra será dominante. Paredes são pintadas e tal como nos pavimentos, na Cozinha, Lavandaria e Banhos serão revestidas a pedra. Tetos são pintados. Portas, armários e apainelados interiores serão em madeira de carvalho, à cor natural. Os espaços exteriores comuns foram concebidos de modo a permitir que todos possam usufruir em segurança, que a manutenção seja reduzida e que não se torne um problema do e para o Condomínio e respetivos Condóminos.